Vacina contra HPV Começa dia 10 de Março

O Sistema Único de Saúde (SUS) começa a partir do dia 10 de março a realizar a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para as meninas de 11 a 13 anos. A vacinação terá como meta prevenir contra o câncer de colo de útero de 80% das 5,2 milhões de meninas que formam o público-alvo da campanha.

A coordenadora do programa de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, disse que a intenção de articular com as escolas o início da vacinação tem por objetivo garantir "uma alta cobertura". Neste ano, a vacinação abrangerá meninas de 11 a 13 anos. No ano seguinte, de 9 a 11 anos e, em 2016, começará a ser realizada a partir dos 9 anos. Nesse período, se houver alguma menina que não tiver tomado a dose inicial e esteja dentro das idades de vacinação, ela poderá tomar a vacina.

Segundo o ministério, todos os estudos mostram que, quando a vacinação é feita na faixa etária de 9 a 13 anos, a produção de anticorpos para proteger a mulher do HPV tem maior intensidade. A pasta destacou ainda que as meninas têm iniciado sua atividade sexual a partir dos 13 anos, de modo que a vacinação vai proteger também os garotos que tiverem relações com elas.

As prefeituras e escolas terão liberdade para adotar também esquemas específicos de imunização. As adolescentes terão de apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas terão de assinar um termo de recusa.

Projeto de Maria

Desde 2011 tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe um Projeto de Lei nº 157/2011 de autoria da deputada Maria Mendonça que Dispõe sobre o Programa de Disponibilização de Vacina Contra o Papiloma Vírus Humano - HPV para homens e mulheres na rede pública de saúde do estado de Sergipe.

"Entendo que está sendo uma grande conquista para as mulheres, mas torço para que o Ministério da Saúde também seja sensível para que a Vacina possa ser estendida para todos sem distinção", afirmou Maria.

 


DE OLHO NO INSTAGRAM