Sessão especial na Assembleia lembra o \'Outubro Rosa\'

A doença que mata milhares de mulheres no país pode ser evitada com medidas simples, como o auto-exame. Como forma de estimular a detecção precoce deste tipo de câncer foi criado o movimento mundial ‘Outubro Rosa'. Em Sergipe tornou-se lei com projeto de iniciativa da deputada estadual licenciada Goretti Reis, atualmente secretária de Saúde de Aracaju. O ‘Outubro Rosa' foi discutido nesta quinta-feira, 24, em sessão especial proposta pela deputada estadual Maria Mendonça (PP).

Ocupando a tribuna na sessão especial a secretária de saúde de Aracaju, Goretti Reis lembrou que o ‘Outubro Rosa' é um movimento mundial que há três anos acontece em Sergipe com eventos como palestras e caminhadas. "O movimento é marcado com a iluminação rosa nos prédios para lembrar a data, a prevenção, há ainda o uso da fita rosa, que mostra a importância do cuidado feminino com a saúde", explicou.

A deputada Maria Mendonça, que foi a parlamentar a propor a sessão de debate sobre o Outubro Rosa, fez questão de homenagear Goretti Reis com a entrega de um buquê de flores e acrescentou que "o sucesso do evento já é visto em diversos municípios como Itabaiana, Lagarto e muitos outros locais que têm mobilizado a população com mutirão de exames nas Unidades de Saúde, além de palestras e ações educativas em ambientes públicos e escolas".

"Honra-me muito ter sido autora do requerimento, e faço um agradecimento pela brilhante palestra da secretária e colega Goretti Reis. Vossa Excelência está tentando e fazendo um bom trabalho na Secretaria", observou a deputada Maria Mendonça. Segundo ela, ‘Outubro Rosa' é um movimento internacional, mas Sergipe ainda não tinha. "E foi por uma lei de sua autoria que mostra como é importante a prevenção do câncer de mama, que com a ocorrência sendo detectada precocemente, salva vidas".

 


DE OLHO NO INSTAGRAM