Programação ?Sonhos de véspera? é lançada no Espaço Cultural da Assembleia

Na última noite de inverno do ano, a Assembleia Legislativa de Sergipe abriu suas portas para receber os convidados para a abertura da programação do mês de setembro do Espaço Cultural Djenal Queiroz. A mostra "Sonhos de véspera" foi lançada na noite desta quinta-feira, dia 22, e os trabalhos expostos podem ser visitados até o próximo dia 19 de outubro. São pinturas de Valter Santos, fotografias do projeto "O corpo e seus símbolos", coordenado por César Leite, além das esculturas de Eduardo Maia.

carlosemaria_250Na oportunidade, o cantor Giló lançou seu primeiro CD em 23 anos de carreira, o "Coisa Nossa", que traz músicas de sua autoria e parcerias, uma delas com o deputado estadual Francisco Gualberto (PT), na música "Palavras bobas". Também foi lançado o livro "Chico de Miguel: A história de um líder", escrito por Carlos Mendonça.

A programação foi aberta pela primeira secretária da Assembleia Legislativa, deputada estadual Conceição Vieira (PT), representando a presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC). Na oportunidade, ela destacou a importância do Espaço Cultural, que mensalmente faz revelação de genialidade artística nas mais variadas faces e, assim, já é um marco da história da Assembleia e dos que freqüentam esse espaço todos os meses."É um espaço de cultura e arte que tira a aridez do dia a dia do plenário da Assembleia Legislativa, dos embates da política. Então, é uma noite de festa, de comemoração, de culto à arte e à cultura, com a coordenação sempre muito bem dedicada da curadora Ilma Fontes", disse a deputada. A abertura contou também com a presença da deputada Maria Mendonça (PSB).

Na noite de abertura da programação mensal, o escritor Carlos Mendonça lançou seu primeiro livro, "Chico de Miguel: A história de um líder". Segundo o autor, seu objetivo foi fazer o resgate da história de um dos mais importantes líderes políticos de Sergipe. Foram 11 anos de pesquisa que resultaram na obra com 19 capítulos, 195 páginas, 16 entrevistas de Chico de Miguel e 50 ilustrações. O último capítulo é um resumo em cordel.

Para o escritor, lançar o livro sobre o político itabaianense na Assembleia é uma honra. "Aqui é a casa dele. Ele iniciou a trajetória dele no plenário desta Casa, em 1966, e hoje há um desdobramento aqui ainda com a presença da filha dele, a deputada Maria Mendonça. Então para mim é uma honra", declarou Carlos Mendonça, que já está encaminhando outros cinco livros, um deles sobre os caminhoneiros.

A curadora do Espaço Cultural da Assembleia, jornalista Ilma Fontes, disse que sempre tem buscado trazer coisas diferentes a cada mês para o Espaço Cultural, pois não há por que ficar se repetindo, uma vez que Sergipe é muito rico em talentos. "Podemos a cada mês fazer uma programação diferente, trazendo pessoas novas, inclusive os emergentes, já que a maioria dos consagrados nós já apresentamos aqui", frisou. Os trabalhos da mostra "Sonhos de véspera" ficam expostos até o dia 19 de outubro, no hall da Assembleia Legislativa, no horário de funcionamento da Casa.

Edjane Oliveira, Agência Alese

 


DE OLHO NO INSTAGRAM