Parlamentares Vão Unir Forças para aprovação de projeto sobre o Uso indevido de Jalecos

A discussão sobre o uso indevido de jalecos fora do ambiente hospitalar por profissionais da saúde foi tema de discurso na tribuna desta segunda-feira, 07, pela deputada Goretti Reis. A parlamentar foi informada de que existe um projeto com o mesmo teor que tramita na Casa desde 2011, de autoria da deputada Maria Mendonça.

As parlamentares Maria Mendonça e Goretti Reis vão unir forças para fazer com que o projeto seja votado e aprovado o mais rápido possível pelos colegas. "Vou pedir o projeto de volta para fazer uma revisão. Havendo necessidade faremos novas emendas e uma campanha sobre a importância dessa aprovação.", disse Maria Mendonça salientando o interesse em fazer com que essa união dê resultados para que a população seja beneficiada.

De acordo com as parlamentares o objetivo do Projeto é conscientizar profissionais e estudantes da área da saúde a não usarem jaleco fora do ambiente de atendimento a pacientes. Disse ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a utilização dessa peça se restrinja aos ambientes adequados. A intenção é reduzir as chances de infecção hospitalar. O próprio Manual de Biossegurança Laboratorial da OMS diz que o uso do jaleco somente no espaço de trabalho dificulta a contaminação por microrganismos.

Projeto

Em Sergipe há um projeto de Lei de número 156/2011 em tramitação de autoria da Deputada Maria Mendonça (PSB) que ESTABELECE A RESTRIÇÃO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE QUE ATUAM NO ÂMBITO DO ESTADO DE SERGIPE DE UTILIZAREM EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL COM OS QUAIS TRABALHAM - TAIS COMO JALECOS E AVENTAIS - FORA DO SEU AMBIENTE DE ATUAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Com Informações da Agência Alese

 


DE OLHO NO INSTAGRAM