Voto contra: Maria destaca necessidade de diálogo com comunidade escolar

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) votou contra os Projetos de Leis 208 e 212/2019, de autoria do Executivo estadual, apreciados em longa sessão da Assembleia Legislativa, ontem (30). O primeiro estabelece o Sistema de Avaliação da Educação; o segundo institui o Programa Alfabetizar Pra Valer, definindo as bases do pacto sergipano pela alfabetização na idade certa.


“É lamentável que projetos dessa natureza cheguem à Casa Legislativa para ser votado sem que haja um diálogo com professores e alunos. Isso não pode acontecer”, reclamou Maria, ao se posicionar contra as duas matérias que foram aprovadas pela maioria dos deputados, após muita discussão nas comissões temáticas.


Maria, que é professora por formação, ressaltou que os profissionais do magistério se manifestaram contra as propostas, pois sequer foram convidados a tratar sobre o tema. “Deveria ter havido essa conversa com todos os atores envolvidos na comunidade escolar, pois são eles que vivem essa realidade”, ressaltou.


Para ela, as matérias são importantes, mas precisariam ser aprimoradas, exatamente, a partir do diálogo com a categoria, “As propostas, da forma como foram apresentadas, vão na contramão do processo democrático, uma vez que não houve consulta aos que compõem as escolas públicas estaduais e municipais”, disse.


 



DE OLHO NO INSTAGRAM