Sergipanos poderão contar com Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid

A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou Indicação 460/2021, de autoria dos deputados Maria Mendonça (PSDB) e Samuel Carvalho (Cidadania) sugerindo ao Governo do Estado, a criação de um Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid. A iniciativa dos parlamentares se fundamenta no fato de a Síndrome Pós-Covid, também conhecida como Covid Longa, ser classificada como uma doença "complexa, sistêmica e imprevisível".

“É uma síndrome que tem chamado muito a atenção das autoridades sanitárias em virtude do acometimento dos pacientes que foram infectados pelo vírus e que passam longo tempo sofrendo com as sequelas da doença”, disse Maria que, também, é autora do Projeto de Lei (PL) que versa sobre o Programa Estadual de Reabilitação de pacientes infectados pela Covid-19. Ela ressaltou que, de acordo com recente pesquisa da Universidade de São Paulo, o sintoma afeta até 60% dos doentes por, pelo menos, um ano depois da alta médica.

Entre os problemas pós-Covid, segundo especialistas, estão distúrbios cardiovasculares, metabólicos, gastrointestinais, neurológicos e etc. “Criar um centro especializado de tratamento dessa síndrome é uma iniciativa importante para ajudar na reabilitação dos sergipanos que têm enfrentado dificuldades após serem acometidos pelo Coronavírus. O intuito nosso (do colega Samuel e meu) é, justamente, propiciar a melhoraria da qualidade de vida dessas pessoas ", falou Maria.

Para Maria Mendonça, é de suma importância que o Ambulatório seja criado o mais breve o possível, pois, ao seu ver, o Estado deve garantir condições para que os cidadãos tenham acesso a serviços essenciais. “Penso que temos que começar a olhar não só para a doença, mas, também, para o que estamos enfrentando como consequência dela", argumentou.

Projeto de Lei – O Projeto de Lei que trata sobre o Programa Estadual de Reabilitação de pacientes infectados pela Covid-19, foi proposto pela deputada no ano passado, logo no início da pandemia. Através dele, Maria propõe parcerias com entidades pública e/ou privada da área da saúde para oferecer atendimento especializado, no âmbito do Estado de Sergipe, aos pacientes que sofram sequelas da doença.


 



DE OLHO NO INSTAGRAM