Saúde Ocular: Maria alerta população para a importância da prevenção e diagnóstico

Estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que uma média de 50 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbios de visão. Desse montante, mais da metade (60%) são acometidos por cegueira e deficiência visual que, se fossem diagnosticados e tratados em tempo, poderiam ser evitados.


“São números altos e por isso a importância do cuidado com a saúde dos olhos, pois problemas de visão impactam negativamente em todos os pilares da vida’’, disse a deputada Maria Mendonça (PSDB), ao destacar o Dia da Saúde Ocular, celebrada em 10 de julho.


Autora da Indicação 309/2017, que prevê a criação de uma campanha educativa de prevenção, orientação e diagnóstico precoce da celulite ocular, Maria Mendonça ressaltou que a visão é um dos sentidos mais importantes e, assim, precisa de uma atenção especial. “A prevenção é fundamental, pois as principais doenças da visão podem ser evitadas se os devidos cuidados forem tomados desde muito cedo”, afirmou.


Entre as principais doenças que afetam a visão, estão a conjuntivite aguda bacteriana, a conjuntivite aguda viral, a catarata e o glaucoma. “Esses problemas podem acarretar consequências no dia a dia, deficiências na aprendizagem, perda de oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, sem falar em acidentes que são bem comuns a quem sofre de algum distúrbio da visão. Sem dúvida, investir em prevenção é bem mais barato que esperar o problema para depois tratá-lo”, disse.


 



DE OLHO NO INSTAGRAM