Projeto de Lei institui Prêmio Jovens Escritores

Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) sugere a instituição do Prêmio Jovens Escritores nas Escolas Públicas do Estado de Sergipe. O objetivo, de acordo com a parlamentar, é fomentar o estímulo ao campo literário, bem como incentivar a formação acadêmica e cultural, priorizando sempre os temas de que tratem da cultura e da paz.


Na propositura, protocolada na manhã desta segunda-feira (2), Maria justificou que o tema pode ser proposto pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, em todo o início do mês de abril. A premiação, explicou a deputada, pode ser em duas categorias: uma destinada aos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental; a segunda, voltada para estudantes do Ensino Médio.


De acordo com o Projeto, após receber os temas, as instituições de ensino e os alunos, em parceria com os professores terão 60 dias para elaborar as suas dissertações, sem prejuízo do andamento normal dos dias letivos. “Decorrido esse período, a escola poderá, no prazo de 20 dias, encaminhar à Diretoria de Ensino a qual pertence, os três melhores trabalhos das duas categorias, podendo, inclusive, divulgá-los. Caberá à Diretoria de ensino, apresentar os trabalhos escolhidos à Secretaria de Estado da Educação, para a devida publicização e definição dos prêmios aos melhores.


“Declarados os vencedores do corrente ano, pode haver uma cerimônia de entrega de prêmio, que poderá ser realizado pelo Governador de Estado e o Secretário de Estado da Educação, na semana do dia das crianças”, ressaltou Maria. Além da premiação, os vencedores terão direito a cinco pontos nos programas educacionais de competência da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura. Todos os classificados receberão dois pontos. Ela observou que não devem ser aceitos os temas que incentivem a violência e os maus costumes.





DE OLHO NO INSTAGRAM