PL institui Programa de Reabilitação de pacientes infectados pela Covid-19

Os sergipanos acometidos pela Covid-19 poderão ter acesso a um processo de reabilitação. É o que sugere a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) através de Projeto de Lei protocolado na Assembleia Legislativa. O objetivo, explicou a parlamentar, é auxiliar na reabilitação dos que foram infectados pelo coronavírus, principalmente os que necessitam de serviços de terapia intensiva, e/ou que ainda precisam de orientação e cuidados especiais.  

“Temos visto inúmeros relatos de pessoas que tiveram Covid e enfrentam diversas sequelas, necessitando de cuidados que nem sempre têm acesso, sobretudo, pela falta de recursos. Entendemos que o Estado tem esse dever de adotar medidas que visem minimizar os danos provocados por esse vírus infame”, disse Maria Mendonça.

A deputada informou que a execução do programa pode acontecer a partir de parcerias firmadas com entidades públicas e privadas, ligadas a área da saúde, que sejam referência e possam prestar contribuições quanto à implementação e desenvolvimento de medidas de reabilitação após a doença.

Ela ressaltou que, por meio de publicidade, a população sergipana deverá ser informada sobre os cuidados e procedimentos que poderão ser adotados na residência do paciente, direta ou indiretamente, e os meios de atendimento colocados à disposição das vítimas de Covid-19. “Esse programa poderá ser desenvolvido através de atendimento à distância, de forma presencial ou por meio de quaisquer outros recursos disponibilizados pelo Estado”, contou Maria Mendonça.

A parlamentar explicou que visando a assistência e bem-estar dos pacientes, o Estado poderá implantar atendimento especializado em fisioterapia, pneumologia, psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, enfermagem, reumatologia, clínica médica geral e assistência social. A deputada observou que as despesas geradas pela presente Lei serão suportadas pelas receitas próprias e suplementadas, se necessário.



DE OLHO NO INSTAGRAM