Maria pede que Governo contrate obstetras aprovados em PSS

A deputada Maria Mendonça (PSDB) protocolou Moção de Apelo, endereçada ao governador Belivaldo Chagas, pedindo pela contratação de médicos obstetras aprovados no Projeto Seletivo Simplificado (PSS), a fim de estabelecer o pleno funcionamento do Centro Obstétrico Doutora Leonor Barreto Franco, localizada no município de Capela.

De acordo com Maria, o deslocamento de parturientes capelenses para Aracaju, por conta da falta de médicos plantonistas, sobrecarrega as unidades de saúde da Capital. "Essa ausência de obstetras é algo que coloca em risco as gestantes e seus bebês e, ainda, onera a máquina pública, pois muitas vezes as mães precisam se utilizar do SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] nessa viagem", explicou.


A parlamentar argumenta que, se a escala desses profissionais da Maternidade Leonor Barreto Franco está incompleta, quase todos os dias da semana, é essencial a contratação de médicos desta especialidade que já estão aprovados no PSS. "A população dessa região vem sofrendo danos há anos, apesar de existir um Centro Obstétrico equipado para fornecer este serviço.. A desassistência à população precisa ser resolvida com urgência", declarou.

A Moção foi elaborada a partir de denúncia realizada pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), meses atrás. Maria contou que desde 2017, a entidade apelou para que o Governo do Estado dê mais atenção à falta de plantonistas obstetras e pediatras do Centro. "Já apresentamos essa propositura à Mesa Diretora da Assembleia  e vamos aguardar a sua apreciação", disse. 



DE OLHO NO INSTAGRAM