Maria Mendonça apela por continuidade do Fundeb

A deputada estadual Maria Mendonça protocolou Moção de Apelo, endereçada ao novo ministro da Educação, Milton Ribeiro e ao presidente Jair Bolsonaro para que adotem medidas visando a continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cujo fim está previsto para dezembro próximo, conforme preceitua a Constituição Federal. Além de garantir ininterrupção, a parlamentar apela para que seja ampliado o percentual do complemento repassado pela União. 


Hoje, cerca de 90 por cento das receitas que compõem o Fundo são oriundas de Estados e Municípios, somente, dez por cento vem da União. ‘A renovação do Fundeb, que é responsável por 63% dos investimentos em educação básica da rede pública, é imprescindível para que esses serviços não sejam, ainda mais, afetados’, disse a deputada.


Professora por formação, Maria ressaltou que, de modo geral, esse é um setor que carece de um olhar mais cuidadoso por parte dos gestores, considerando que tudo passa pela educação. ‘Com a pandemia, esse olhar tem que ser muito mais ampliado, pois estamos diante de inúmeros processos de desigualdade e, as crianças pobres, que dependem da escola pública são, inegavelmente, as mais afetadas’, pontuou.  


 


  



DE OLHO NO INSTAGRAM