Maria é favorável à permanência de Sergipe no Consórcio do Nordeste

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) anunciou o seu voto contrário ao Projeto apresentado pelo deputado Georgeo Passos (Cidadania), pedindo a revogação da Lei que incluiu o Estado de Sergipe no Consórcio do Nordeste. “Respeito a opinião dos colegas que são favoráveis à proposta, mas entendo que não podemos nos isolar”, ponderou Maria, ao considerar um equívoco querer que o Estado saia da estrutura o que, no seu entender, “o enfraquece e dificulta o diálogo”.


Para a parlamentar, o Estado deve continuar integrando o Consórcio e fazer as cobranças devidas. “Se comprou respiradores e não foram entregues, adotam-se as medidas cabíveis. A Legislação existe para isso. Não podemos abrir mão da força coletiva”, afirmou, ao ressaltar a necessidade dos respiradores para atender aos pacientes que estão hospitalizados, acometidos pelo Covid-19. “Se comprou, pagou e não chegou, cobra-se a quem de direito”.


Na avaliação da deputada, as observações feitas pela oposição fazem sentido, mas, simplesmente, tirar o Estado da organização não resolverá o problema. “Tenta-se abrir o diálogo e encontrar uma saída menos radical”, disse Maria, destacando que o Consórcio é um instrumento criado para facilitar a vida dos gestores nordestinos que buscam mecanismos de barateamento de produtos e serviços em áreas essenciais como saúde e educação. Ela lembrou que região Nordeste sempre foi massacrada e ficava à mercê da política criada com foco nas regiões Sul e Sudeste do país.



DE OLHO NO INSTAGRAM