Maria apela por doação de sangue para aumentar o estoque do Hemose

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) somou-se à luta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) que, por conta da baixa doação de sangue nesse período de pandemia, está convocando doadores de todos os grupos sanguíneos para ajudar a aumentar o estoque. “Precisamos nos engajar, sermos sensíveis à essa causa pois há uma demanda diária de sangue para atender a necessidade de pacientes que precisam de intervenções cirúrgicas, além dos que fazem tratamento oncológico e dos atendimentos de urgência”, disse.

A parlamentar aproveitou para destacar a importância da Indicação 467/2020, aprovada no início deste mês pela Assembleia Legislativa de Sergipe, que trata da implantação do Programa intitulado Com o Hemóvel, o Hemose chega até você ou estrutura similar, a ser executado pelo Estado para garantir a coleta sanguínea de doadores em qualquer parte de Sergipe. “Essa é uma propositura que já temos insistido desde 2016 por entender o seu alcance social. Agora, esperamos que ela seja, de fato, colocada em prática, pois estamos tratando de uma ação que visa garantir o direito à vida”, afirmou.

Maria Mendonça destacou o desafio enfrentado pelo Hemose para garantir a manutenção do estoque de sangue para atender aos hospitais públicos e privados. “O Hemóvel vem, justamente, na perspectiva de atrair mais doadores, uma vez o veículo vai aonde o doador está. Isso facilita a vida dos sergipanos que, de maneira altruísta, se dispõem a doar sangue, mas que nem sempre tem facilidade de se deslocar até a capital para fazê-lo”, afirmou.

A deputada ressaltou que se não há doadores na mesma proporção, a tendência é haver um déficit. “Sangue é vida e precisa ser priorizada”, disse Maria Mendonça, observando que em entrevista à imprensa, a gestora do Hemose, Florita Aquino revelou que na última segunda-feira foram coletadas 23 bolsas de sangue e 49 pacientes precisaram de sangue. “Se não há doador, não tem como atender aos que necessitam do sangue para continuar vivendo. Conclamamos a todos os potenciais doadores que possam se dirigir ao órgão para fazer a coleta de forma segura, independente do grupo sanguíneo”, apelou.

  


  



DE OLHO NO INSTAGRAM