Cuidados com a saúde da mulher sempre estiveram na pauta de Maria Mendonça

Os cuidados com a saúde da mulher sempre fizeram parte da agenda da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB). Entre as proposituras apresentadas com esse propósito estão a Lei 5.050/2003, fruto do Projeto de Lei 272/2003, que concede o direito a uma folga anual para realização de exames de controle do câncer de mama e do colo do útero.




O benefício, de acordo com a deputada, é garantido a todas as servidoras dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário,Tribunal de Contas e Ministério Público, além das empregadas da iniciativa privada, bem como as trabalhadoras domésticas e as do campo.




“Como as mulheres têm diversas jornadas e tarefas que vão além do seu dia-a-dia profissional, como o cuidado com os filhos e afazeres domésticos, nem sempre elas conseguem um tempo para cuidar da saúde. O nosso Projeto vem justamente com o intuito delas terem direito a uma folga para poder, pelo menos, fazerem esses exames que são tão importantes para a detecção de cânceres que matam impiedosamente”, afirmou Maria.




Outra iniciativa da deputada sugere a promoção de Campanha Informativa sobre a obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mama para pacientes vítimas de câncer de mama que foram mastectomizadas, através do Sistema Único de Saúde (SUS).




“A doença por si só já deixa a autoestima da mulher lá embaixo. A retirada do seio, então, aumenta esse desgaste emocional que, muitas vezes, leva à depressão. Por isso, propusemos a Indicação 331/2015 para a realização da cirurgia plástica reparadora da mama logo após a retirada do câncer, quando houver condições médicas”, explicou a deputada.





DE OLHO NO INSTAGRAM