Maria Participa de Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul em Itabaiana

A deputada Estadual Maria Mendonça (PSB) esteve participando na última quinta-feira, 09, da I Conferência dos Jovens Parlamentares do MERCOSUL, no Auditório da UFS Campus Professor Alberto Carvalho em Itabaiana. O encontro comandado pela Parlamentar Juvenil do MERCOSUL do Estado de Sergipe, Camila de Jesus Oliveira, tem o objetivo de promover o debate sobre a educação no estado, além de abrir uma reflexão entre os estudantes Sergipanos, sobre que educação queremos.

Maria Mendonça destacou a alegria de ter uma aluna itabaianense à frente da organização do evento. "Fico feliz em saber que a juventude de minha terra não está omissa, mas atuante e atenta para criticar, reivindicar, sugestionar e lutar por uma educação de qualidade. O debate, a integração e a participação constituem práticas para uma educação democrática, respeitosa dos direitos e promotora de uma cidadania crítica", destacou Maria.

Para a Secretária Nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, é preciso desmistificar o conceito insistentemente imposto à juventude, de que esta é uma parcela politicamente apática da população. "Este é um artifício para tirar da juventude este papel protagonista em diversos momentos da nossa história", argumenta. A juventude é um segmento que está sempre disposto a construir o novo", apontou.

A conferência prossegue até sábado, dia 11, e contou com a presença da deputada estadual e pedagoga Maria Mendonça (PSB), da secretária nacional adjunta de juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude (conjuve), Ângela Guimarães, do Prefeito de Itabaiana Valmir dos Santos Costa, da Presidente do Sintese Ângela Melo, além dos parlamentares juvenis do Acre, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Minas Gerais, dentre outras autoridades.

Projeto

O projeto Parlamento Juvenil do MERCOSUL é uma ação contemplada pelo plano estratégico do setor educativo do MERCOSUL, para contribuir com a integração regional, acordando e executando políticas educativas que promovam uma cidadania regional, uma cultura de paz e o respeito pela democracia, pelos direitos humanos e meio ambiente.
O PJM segue o modelo do Parlasul (Parlamento do MERCOSUL) criado em 2005 e atuante desde 2007. É integrado por 18 representantes de cada país do bloco, que no Brasil é composto por deputados e senadores das cinco regiões.

O projeto é formado em conjunto pelos ministérios da Educação do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia e Colômbia. Seu objetivo principal é abrir espaços de participação, possibilitando que jovens possam debater e trocar ideias sobre temas atuais e importantes.

 


DE OLHO NO INSTAGRAM