Maria Mendonça Ressalta Dia da Sergipanidade

24 de outubro, Dia da Sergipanidade. Data que marca o orgulho de um povo pela sua terra, por seus valores e por sua cultura. Apesar de historicamente a data se confundir com o 8 de julho de 1820 (data da Carta Régia que desanexou o território sergipano da Bahia), foi no dia 24 de outubro de 1824 que o documento chegou a Sergipe e só assim a sociedade sergipana pôde comemorar, de fato, a independência de sua província.

A Deputada Maria Mendonça fez um relato na tribuna da Assembléia sobre a importância da data para os sergipanos. Maria fez questão de ressaltar o Hino de Sergipe que segundo ela é belíssimo, e que lamentavelmente a maioria dos sergipanos não conhecem. Na opinião da deputada o Hino de Sergipe precisaria que fosse exercitado nas escolas, para garantir o orgulho de nossa sergipanidade.

Em seu discurso, Maria enfatizou que a Sergipanidade é um espaço humano para conhecer e valorizar o processo de construção da nossa história, da nossa identidade e do nosso povo. É preservar e difundir a cultura sergipana, suas crenças, danças, comidas, movimentos históricos, espaços naturais e de preservação ambiental, folclore e músicas. É respeitar e preservar o Potencial Humano que caracteriza o nosso povo e que lhe confere uma identidade singular. É orgulhar-se do sentimento de pertencer a esse estado e de nele contribuir com a construção de sua história. Isso enaltece, valoriza nossa auto-estima e garante nossa sergipanidade, finalizou Maria.

 


DE OLHO NO INSTAGRAM