Maria Mendonça relata participação no Congresso do PSB em Brasília

A deputada estadual Maria Mendonça destacou sua participação no congresso nacional do PSB, em Brasília, que foi aberto com um ato político cultural com a presença de várias autoridades. "Foi um grade ato, mostrou como o PSB é grande, um partido que está a cada dia crescendo e mostrando seu fortalecimento, como a liderança do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que foi ovacionado de pé", comentou. De acordo com a deputada, o PSB tem grandes líderes, como o senador Valadares, que se posicionou sobre o tema do congresso, a questão urbana.

"Ele mostrou a necessidade de trabalharmos a estrutura dos nossos municípios, nas suas diversas vertentes, que precisam ser preparados para garantir qualidade de vida à população que está carente de serviços", disse. No congresso do PSB foi exibido uma vídeo que a parlamentar apresentou aos colegas da Alese. "O vídeo mostra a importância dos gestores trabalharem a estrutura das cidades. E os nossos prefeitos foram bem avaliados, como os de Curitiba e Belo Horizonte", explicou.

Maria Mendonça disse que o congresso foi valioso e que acompanhou palestras interessantes, como a de uma arquiteta que mostrou que os municípios são viáveis, desde que os gestores tenham um planejamento, projeto de governo, que garantam à população vida digna. "Os administradores têm que apresentar prioridades para que os municípios possam dar vida digna à população que clama por qualidade de vida, seriedade na aplicação dos recursos. Tem que valorizar o que de fato deve ser valorizado, como a Educação que é o pilar de uma administração, depois a Saúde e a segurança".

A deputada disse que foi discutida a importância das eleições de 2012. "Os companheiros precisam colocar seus nomes. Aqueles que não tiverem estrutura, a Fundação João Mangabeira vai oferecer ajuda para elaborar um plano de governo, como o colega Adelson Barreto, que está colocando seu nome á disposição para disputar a prefeitura de Aracaju. O partido precisa estar estruturado para oferecer o bem comum e a população vai referendar", comentou.

O vídeo apresentado pela parlamentar mostrou que a maioria da população vive nas cidades e que o PSB possui soluções para muitos problemas que afetam a estrutura dos municípios. "Experiências que mudaram para melhor algumas cidades brasileiras administradas pelo PSB foram apresentadas, ressaltando a aplicação de políticas públicas que destaquem o saneamento básico, o transporte público, a educação de qualidade", disse Maria Mendonça.

Os deputados viram as melhorias no transporte público de Curitiba, cidade que abriu avenidas largas e melhorou o transporte individual, e que ganhou melhorias no atendimento na área de Saúde pública. O documentário mostrou que a população ganhou um atendimento de qualidade, especialmente as gestantes, e mostrou a redução das mortalidades materna e infantil. Também foram mostrados investimentos em habitação e educação. Antes, apontou o vídeo, havia exclusão na distribuição de investimentos.

Maria Mendonça disse que o senador Valadares tratou da questão urbana no congresso. "O senador disse que era preciso cuidar das questões rurais para evitar o êxodo das populações para as cidades. Ficou claro que o presidente Lula, com os partidos aliados, conseguiu transformar o país. Com o Estatuto das Cidades, aprovado em sua gestão. Os municípios conseguiram elaborar seu plano diretor e a partir daí as cidades focaram a prevenção na Saúde, na segurança pública". Maria disse que Lula foi ovacionado no Congresso por ter mudado esse país. "Os municípios têm que se espelhar nesse modelo".

Com Informações da Agência Alese

 


DE OLHO NO INSTAGRAM