Maria Mendonça Participa de Reunião que discute a Possibilidade de Convênio entre a UFS e a Universidade de Lusófona

Na manhã desta quarta-feira, 04, na reitoria da UFS em São Cristóvão, ocorreu uma reunião objetivando encontrar soluções para a revalidação dos diplomas dos alunos que se especializam fora do nosso país, bem como, a discussão acerca da possibilidade de firmar um convênio entre a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade de Lusófona. Na oportunidade, se fez presente o Professor Josué Modesto dos Passos Sobrinho, Reitor da UFS; o professor Osca de Souza, representante da Universidade de Lusófona; a Deputada Maria Mendonça, representantes do Departamento de Educação da UFS e as professoras Rose Cabral e Laura Tereza.

O Magnífico Reitor Josué Modesto iniciou a reunião cumprimentando todos os presentes, em seguida, passou a palavra para o representante da Universidade de Lusófona, o professor Osca de Souza, o qual frisou que a instituição de ensino por ele representada tem um projeto intitulado "o saber pode ser partilhado". Neste viés, aproveitou para robustecer a importância de se compartilhar experiências.

O mesmo fez um apanhado histórico da mencionada instituição enfatizando a oferta dos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado além de pontuar que alguns anos realizam intercâmbio de formação com diversas instituições a exemplo, da Universidade de Lyon. Após a sua explanação, formalizou a entrega da proposta do convênio a ser firmada entre as universidades e convidou o reitor e os representantes do Departamento de Educação da UFS a realizarem uma visita in loco à sua instituição.

Ao ouvir as colocações do Professor Osca, a professora Doutora Eva Maria Siqueira coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação em Educação da UFS ressaltou a importância do intercâmbio, principalmente após a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acrescentando inclusive, que atualmente a procura pelo mestrado na UFS é de aproximadamente 200 inscritos e o doutorado conta com 78 inscritos concorrendo a 8 vagas, além da existência de alunos egressos da UFS cursando o chamado "Doutorado Sanduíche". Por fim, o Pró-Reitor Prof. Dr. Cláudio Andrade Macedo se comprometeu em encaminhar formalmente a proposta ao Colegiado para apreciação.

Diante das ponderações levantadas, a Deputada Maria Mendonça agradeceu ao reitor e aos representantes do Departamento de Educação da UFS pela presteza em atendê-los, como também, aproveitou o ensejo para enaltecer a importância do Convênio solicitado, pois, segundo a parlamentar, a revalidação dos diplomas e a viabilização do intercâmbio entre as instituições de ensino representarão um avanço não apenas para os alunos inseridos diretamente no contexto da busca pela especialização, mas, acima de tudo refletirá positivamente na sua prática pedagógica o que, sem sombra de dúvida, beneficia todo o contexto educacional, em especial, os seus discentes.

 


DE OLHO NO INSTAGRAM