Maria Mendonça destaca importância de revalidação de diplomas de pós-graduação

A deputada estadual Maria Mendonça (PSB) ocupou a tribuna durante o pequeno expediente da sessão de hoje, dia 4, para registrar a realização de uma reunião, ocorrida ontem, às 15 horas, com o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, que recebeu representante da Universidade Lusófona de Portugal, acompanhado por duas professoras que estão tratando em Sergipe da questão de reconhecimento e revalidação dos cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Segundo ela, infelizmente tem havido muita dificuldade em revalidar esses diplomas no Brasil.

Maria Mendonça disse que o senador Roberto Requião apresentou um projeto que está em tramitação no Senado. A proposta já foi despachada para o senador Cristóvam Buarque, que está relatando. "No próximo dia 12 haverá uma audiência pública em Brasília para tratar dessas questões", informou.

A parlamentar disse que ontem na reunião com o reitor da UFS mais uma vez o tema foi tratado e o professor Josué Modesto teria sido muito receptivo, entendendo a importância da revalidação desses cursos, mas mostrando as dificuldades da universidade em termos de pessoal, de recursos humanos para estar trabalhando essa questão. No entanto, a deputada Maria Mendonça disse que a Universidade Lusófona já propôs em outra audiência que houvesse um protocolo de intenção que pudesse haver troca de experiência entre a UFS e ela.

"Nós entendemos a importância disso e dizemos a todos os nossos colegas deputados que é muito importante esse momento em que a UFS está sendo muito receptiva na pessoa de seu reitor, e hoje estamos aguardando agendamento de audiência com o pró-reitor de Graduação e de Pós-graduação, para que possam juntos discutir essa questão, tanto a Universidade Lusófona e a Universidade Federal de Sergipe", concluiu.

Edjane Oliveira, Agência Alese

 


DE OLHO NO INSTAGRAM