Maria Mendonça destaca importância de mobilização contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Na sessão desta terça-feira, dia 21, a deputada Maria Mendonça (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para registrar a importância da mobilização em torno do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A parlamentar lembrou que a Casa aprovou o projeto de sua autoria 158/2011, que hoje é lei e dispõe sobre a Política Estadual de Prevenção, Identificação e Coibição de Práticas de Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Maria Mendonça disse que, graças a Deus, o projeto foi encampado por diversos órgãos governamentais e entidades não-governamentais que lutam em defesa da criança e do adolescente. A deputada lembrou que durante o mês de maio, quando se comemora o dia de luta contra esse crime, esse tema foi bastante trabalhado. "Isso é importantíssimo porque nós sabemos o quanto crianças e adolescentes são explorados sexualmente", declarou.

Ela disse que graças a essa mobilização e conscientização dos diversos órgãos, como Ministério Público, Secretaria de Estado da Inclusão Social e todas as entidades que se envolveram, foi possível a realização de uma programação extensa durante todo mês para valorizar a importância da conscientização, dos cuidados, da conscientização da sociedade no sentido de mostrar que criança e adolescente é para ser cuidado com carinho, para ser respeitado e tratado como cidadão e cidadã.

A deputada Maria Mendonça disse que essa mobilização se deu em vários momentos e a programação se estende até o final do mês de maio, o que garante a toda sociedade estar interagindo e participando das blitze educativas de trânsito, panfletagem e a exibição de um documentário. "A gente observa que o objetivo maior é conscientizar a população de que o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e é sensibilizar a cada um a denunciar, através do Disque 100", disse.

Ela acrescentou que, além disso, existe um filme que está sendo veiculado e que precisa de um destaque maior. Maria Mendonça disse que entende como muito importante esse vídeo, que foi aprovado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Ministério da Educação, que apresenta situações de ocorrência de violência sexual e conscientiza sobre a importância da denúncia em caso de suspeita de abuso sexual de meninos e meninas. Ela disse que os documentários que estão sendo apresentados nas escolas são "O canto de cicatriz" e "A rádio margarida".

A deputada Maria Mendonça aproveitou a oportunidade e indicou ao governo do Estado, através da Secretaria de Inclusão Social, que fizesse contato com as redes de cinema que atuam em Sergipe para que esses vídeos fossem exibidos nos cinemas dos shoppings, para que a população de um modo geral tivesse acesso a esse conteúdo.

Com Informações da Agência Alese

 


DE OLHO NO INSTAGRAM