Maria Mendonça destaca criação da Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias

A deputada estadual Maria Mendonça (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (24), para destacar o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias, na Câmara Federal. A iniciativa tem o objetivo de debater políticas públicas de mobilidade urbana e atuar pela implantação de ciclovias nas cidades brasileiras. Maria Mendonça disse que o problema do trânsito é grande, tanto na capital quanto no interior.

Ao iniciar seu pronunciamento, a deputada disse que "que destacar e registrar o lançamento dessa Frente Parlamentar que vai defender a construção de ciclovias em todos os Estados e municípios brasileiros. Ontem, na Avenida Osvaldo Aranha, em Aracaju, um veiculo parou para que duas senhoras atravessassem a pista e veio um motociclista que, por não conseguiu parar, acabou atingido as duas. Uma veio a óbito na hora; a outra encontra-se em estado grave no hospital. Esse é mais um exemplo que o nosso trânsito está caótico".

Em seguida, a deputada disse que o problema é geral, tanto na capital quanto no interior. "Em Itabaiana, por exemplo, a coisa também é insuportável! Em algumas ruas já recebi a reclamação que as pessoas demoram até 15 minutos para trafegar, por tão confuso como é o trânsito. Há um número muito grande de veículos nas ruas. As motos estão por todo lado. Acho que as ciclovias são necessárias até para se preservar o meio ambiente, além de garantir o direito de ir e vir ao cidadão. Sem contar que contribui para a saúde da pessoa".

A deputada ainda acrescentou dizendo que cinco parlamentares vão compor a Frente. "Dentre eles está o nosso deputado Márcio Macedo (PT). Muitas instituições interessadas em organizar o trânsito vão participar, muitas ONGs. Está de parabéns a Câmara Federal pela Frente Parlamentar e nós apostamos que realmente venham melhorias no trânsito do País. As ciclovias são necessárias e é importante que haja uma união, uma parceria entre as esferas de Poder".

Frente - Além de Márcio Macedo, também são membros os deputados Policarpo (PT/DF), Vicentinho (PT/SP), Marina Santanna (PT/GO) e Rebecca Garcia (PP/AM). Entre as metas da frente parlamentar estão também a discussão de medidas de integração entre a bicicleta e os modos coletivos de transporte, e o incentivo à adoção de políticas e ações para implementação de infraestrutura do sistema cicloviário brasileiro. Participaram do lançamento representantes dos ministérios dos Transportes, da Saúde, do Meio Ambiente e das Cidades; do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); e das entidades União dos Ciclistas do Brasil, Rodas da Paz e Pedal Goiano.

Com Informações da Agência Alese

 

 


DE OLHO NO INSTAGRAM