Maria Mendonça convida para a ?Hora do Planeta?

O movimento global a ‘Hora do Planeta', que acontece em todo mundo no dia 23 de março (sábado), das 20h30 às 21h30, ganhou mais uma vez o apoio da deputada estadual Maria Mendonça. A parlamentar discursou na tribuna convidando os sergipanos a aderirem ao movimento que busca por um mundo sustentável. "Vamos apagar as luzes. É um gesto simbólico para chamar atenção do mundo para a questão do efeito estufa e os cuidados com o nosso planeta", observou.

Maria Mendonça disse que o ato estava marcado, em Aracaju, para o Mirante da 13 de Julho e que seria realizado também em Itabaiana, onde ocorre desde 2011, na Praça general João Pereira. O movimento Hora do Planeta é promovido pela ONG World Wildlife Fund (WWF-Brasil). O ato consiste em apagar as luzes não para economizar energia, mas para promover uma reflexão sobre o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta.

"Essa é a maior mobilização do mundo, os indivíduos se reúnem, os governos, as entidades, todos mostram o poder do impacto coletivo quando buscamos algo que faça diferença na comunidade. Isso é necessário para acordar o planeta, fazer valer o direito a um planeta que está sendo aos poucos devastado, destruído", disse Maria Mendonça, lembrando que a iniciativa começou na Áustria, em 2007, quando houve o apagar das luzes com a participação de dois milhões de pessoas por uma hora.

Em 2008, explicou a deputada, foram 50 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. "Em 2009 fomos o vigésimo quinto país do mundo e o primeiro da América Latina (a aderir). É um ato que está chamando a atenção do mundo, é o maior ato coletivo do mundo. Nesse gesto simbólico pensamos no aquecimento global, no nosso planeta. No sábado está convidada toda a população sergipana, no Mirante da 13 de Julho, para apagar as luzes e acender velas".

A deputada disse que encaminhou uma indicação para que o governo estadual pudesse aderir a esse movimento e adotar práticas que despertem a consciência para a responsabilidade coletiva no estado. "Tenho observado que nossas bacias estão degradadas, lutamos contra a transposição do São Francisco, mas foi uma luta tímida, poucos estados desfraldaram a bandeira e o rio são Francisco corre o riso de morrer", disse a parlamentar.

Maria Mendonça encerrou seu discurso sobre a Hora do Planeta afirmando que é preciso ter todos os cuidados com os recursos do planeta. "Isso inclui a população e todos os governos, que precisam ter uma preocupação única que são os cuidados com a preservação das bacias. Água é vida e sem ela não podemos sobreviver".

Dilson Ramos, Agência Alese

 


DE OLHO NO INSTAGRAM