Maria apóia luta por validação de diplomas estrangeiros

Aconteceu nesta terça-feira, 23, na sala de reuniões da Comissão de Educação da Assembléia importante reunião para discussão da Validação dos Diplomas de Pós-graduação em estabelecimentos de Ensino Superior do Exterior. A discussão foi convocada pela Deputada Maria Mendonça e contou com o apoio de seus colegas de comissão.

Segundo o Presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior - ANPGIEES, Vicente Celestino, Quatrocentas pessoas em Sergipe e 22 mil no Brasil estão esperando a validação de seus diplomas de pós-graduação em estabelecimentos de Ensino Superior do exterior.

O professor Vicente explicou que o artigo 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação já garante a validação dos diplomas obtidos em universidades fora do Brasil, contanto que esta validação seja feita por uma Instituição de Ensino Superior brasileira. No entanto, Vicente conta que por falta de uma estrutura de pessoal ou de regulamentação para o cumprimento da LDB, os diplomas não têm sido revalidados pelas universidades brasileiras.

Os deputados da Comissão de Educação da Assembleia concordaram em apoiar a proposta apresentada pelos educadores e irão promover uma audiência pública sobre o assunto até o fim de setembro, com a presença do Senador Cristóvão Buarque. Uma segunda audiência para discutir a questão em âmbito nacional deve acontecer no mês de outubro. Também ficou definida como sugestão da deputada Maria Mendonça que uma comissão de deputados estaduais estarão agendando uma reunião em Brasília com deputados federais e senadores sergipanos para tratar do tema e conseguir apoios.

"É extremamente importante para o desenvolvimento da nossa sociedade, e só oportunizará cada vez mais profissionais qualificados em nosso País", defendeu Maria.

Além dos deputados integrantes da Comissão de Educação, a reunião também contou com a presença de alguns educadores e dos professores Oscar Albuquerque e Alsina Martins, da Universidade Lusófona, em Lisboa.

Audiência

Nesta quarta-feira, dia 24, a Deputada Maria Mendonça juntamente com os professores da Associação terão uma Audiência com o Reitor da UFS, Professor Josué Modestos dos Passos Sobrinho para tratar do assunto. A audiência será às 15 horas.

 

 

 


DE OLHO NO INSTAGRAM