Maria Apoia Luta do Movimento "Outubro Rosa"

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), fez pronunciamento na sessão de hoje, dia 5, para informar que está apresentando um projeto de lei que institui a Semana Estadual de Luta contra o Câncer de Mama em Sergipe. A deputada, que também é médica, ressaltou a importância da detecção precoce não apenas do câncer de mama, mas também outros tipos de câncer ginecológico.

A deputada Maria Mendonça em aparte parabenizou a colega parlamentar, bem como, disse que estava se somando ao movimento na luta contra o Câncer. "Acredito que o estímulo à realização de mamografias e outros mecanismos de prevenção pode diminuir o número de óbitos", disse.

Maria parabenizou os membros do movimento Outubro Rosa, que tem como objetivo justamente estimular o diagnóstico precoce da doença e se colocou a disposição.

"Um movimento como este que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama é importantíssimo, pois, a doença pode ter até 95% de chances de cura, se descoberta cedo", enfatizou Maria.

O câncer de mama afeta 1,3 milhão de mulheres por ano no mundo, conforme dados da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

 Movimento

Uma grande caminhada vai marcar o início das atividades do projeto "Outubro Rosa", em Aracaju. A Caminhada da Mulher Consciente será realizada na próxima segunda-feira, a partir das 15 horas, saindo da praça da Bandeira, com destino ao Palácio Museu Olímpio Campos, na praça Fausto Cardoso. Ao som da banda do Rasgadinho, o ato tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer ginecológico e de mama.

É a primeira vez que o Outubro Rosa, movimento que acontece em todo mundo e no Brasil desde 2002, é realizado em Sergipe. O evento terá como tema "Não ofusque o brilho de ser mulher: previna-se". O projeto está sendo promovido pela Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer, Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e Lions Clube Aracaju.

 


DE OLHO NO INSTAGRAM