Em Reunião Maria Mendonça reforçou a importância da inclusão da Maternidade São José na Rede Cegonha

mariareuniaomaternidade_250O secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira, 30, representantes da diretoria e médicos obstetras da Maternidade São José, de Itabaiana; presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), José Menezes; o secretário de Saúde do município, Roberto Bispo e a deputada estadual Maria Mendonça. O encontro contou ainda coma presença de médicos obstetras,pediatras e anestesiologistas, e discutiu melhorias na remuneração.

A maternidade São José, que é uma entidade filantrópica, é uma das principais unidades para o atendimento da gestante na região agreste de Sergipe. Atualmente, ela conta com 74 dos 90 leitos disponíveis para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a reunião, o secretário de Estado da Saúde, sensível à reivindicação dos profissionais, sugeriu que a Secretaria de Saúde de Itabaiana, Maternidade, profissionais e Secretaria de Estado da Saúde (SES) se unissem e construíssem juntos a melhoria salarial dos profissionais conjugada com a expansão da qualidade e dos serviços ofertados.

De acordo com Antonio Carlos Guimarães, o aporte financeiro virá com a Rede Cegonha, após o governo do Estado assinar, junto com o governo federal, o Contrato Organizativo de Ação Pública (Coap)."Os novos recursos aportados que serão trazidos pela Rede Cegonha vão ajudar a remunerar melhor os profissionais, e mais do que isso, vão qualificar o atendimento deixando-o mais humanizado e otimizando os serviços prestados pelas maternidades. Para que esse recurso venha, temos que cumprir várias metas exigidas pelo Ministério da Saúde", disse Guimarães.

mariareuniaomaternidade1_250.A deputada estadual Maria Mendonça reforçou a importância da inclusão da Maternidade São José na Rede Cegonha. "A população do agreste agradece as iniciativas de melhorar o atendimento naquela unidade, pois é ela que atende gestantes da região agreste. O consenso entre as Secretaria de Estado e de Itabaiana de Saúde para contemplar a unidade com benefícios é fundamental para garantir o atendimento contínuo", disse a parlamentar.

O secretário de Saúde de Itabaiana , Roberto Bispo, reforçou que irá ajudar na solução da questão dos médicos. "Precisamos rever alguns documentos junto à SES para compor a parceria e resolver a questão dos profissionais", disse.

Coap

O Coap, que dará início a Rede Cegonha, é um instrumento de gestão do SUS que relaciona os entes federados, - municípios, Estado e União, através de um compromisso legal e não mais por meio de pactos. O Coap surgiu a partir da regulamentação da lei 8.080, através do decreto presidencial 7.508, e está sendo produzido a partir do Contrato de Ação Pública (CAP) de Sergipe.

ASN

 


DE OLHO NO INSTAGRAM