Deputados clamam por solução para lixeira no agreste sergipano

Os deputados Maria Mendonça, Gilson Andrade e Antonio Passos debateram na manhã desta terça-feira, 02, na Tribuna da Assembleia Legislativa sobre o problema da Lixeira na região agreste.

O deputado itabaianense Gilson Andrade apelou ao governo do Estado no sentido que se encontre uma alternativa para a lixeira que está fixada nas divisas entre os municípios de Itabaiana, Ribeirópolis e Frei Paulo.

A deputada Maria Mendonça disse este é um problema que atormenta os itabaianenses há anos. "Desde 1989 que a lixeira foi instalada naquele local e logo em uma rodovia estadual tão importante para o nosso turismo, porque dá acesso aos nossos turistas que vão conhecer Xingó. Estive prefeita de Itabaiana de 2005 a 2008 e busquei resolver esse impasse cadastrando os catadores de lixo, tirando as crianças da lixeira e colocando na escola, além de cadastrar as famílias em programas sociais como o Bolsa Família e o Bolsa Escola. Foi um trabalho articulado das secretarias de Meio Ambiente, Ação Social e Infraestrutura. Tem que acabar com isso porque afeta a Saúde do cidadão como um todo e o meio ambiente".

Em seguida, Maria Mendonça disse ainda que quando assumiu já existia um consórcio entre 13 municípios para resolver o problema do lixo e que a secretaria de Estado do Combate à Pobreza, à época, havia repassado R$ 200 mil para ajudar o consórcio a buscar recursos para a construção de um aterro sanitário. "Esse dinheiro foi extraviado e o projeto sequer foi elaborado.

Maria explicou que procurou a UFS para formalizar uma parceria, mas a Universidade não tinha estrutura financeira para elaborar o projeto. "Buscamos o ITP da Unit, eles visitaram os espaços que o nosso município detinha para concluir o aterro, mas nos faltavam recursos para tocar as coisas. Ao governo do Estado nós entregamos um documento e o governador Marcelo Déda se sensibilizou com a nossa causa. Ele disse que o Estado assumiria a responsabilidade, mas eu findei deixando o comando do município. Agora, antes de sair, tirei o lixo da margem da pista e coloquei um trator semanalmente para remover tudo".

O deputado Antônio Passos disse que o problema na região é antigo. "Há anos que aquela lixeira está lá. São mais de 20 anos que a prefeitura de Itabaiana resolveu transformar o final dos povoados de Ribeirópolis, Itabaiana e Frei Paulo naquela lixeira. É um problema grave e há muito tempo nós cobramos uma solução. Já houve época, inclusive, que a prefeitura de Ribeirópolis acionou o Poder Judiciário. Desde 1989, para ser mais preciso, que a lixeira foi transferida para aquele local", reclamou.

Com Informações da Alese

 


DE OLHO NO INSTAGRAM