Deputada Propõe Novembro Azul no Calendário Oficial do Estado

Está em Tramitação na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei de autoria da deputada Maria Mendonça (PP) que INSTITUI O MÊS "NOVEMBRO AZUL" NO CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SERGIPE DEDICADO ÀS AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA.

O objetivo é que em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, sejam feitas campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas de combate ao Câncer de Próstata.

Ainda no Projeto consta que no mês de novembro, prédios públicos e privados poderão ser iluminados da cor azul como forma de alertar a população da necessidade de prevenção e combate ao câncer de próstata, cabendo ao Estado a escolha do local a ser iluminado.

O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Segundo dados dos órgãos de saúde no Brasil, todos os anos, cerca de 52 mil homens são diagnosticados com câncer da próstata, que se desenvolve quando as células da glândula da próstata começam a se multiplicar e crescer descontroladamente. Em muitos casos, esse é um processo de crescimento lento e o homem não percebe a sua evolução, pois ele pode nunca ocasionar um sintoma ou problema.

"Diante da gravidade da doença e dos dados apresentados torna-se imprescindível a difusão, entre os homens, da necessidade de mudanças de hábitos e atitudes em relação à sua saúde e ao seu corpo, no combate a doença e o estado é parte fundamental para que isso aconteça", defende Maria Mendonça.

Novembro Azul

O movimento internacional denominado de "Novembro Azul" teve origem na Austrália, porém o mesmo fora intitulado de Movember, pois surgiu da junção das palavras moustache, que em inglês significa bigode, e november que, na mesma língua, quer dizer novembro.

A iniciativa vem ganhando novos adeptos, inclusive o Brasil, e, já atinge mais de 1,1 milhões de pessoas, participando de campanhas formais, em países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda, onde o mês de novembro é inteiramente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

 

 

 

 


DE OLHO NO INSTAGRAM