Deputada Maria Mendonça realiza debate sobre Situação da Violência contra a Mulher

Uma mesa redonda para debater os maus tratos domésticos contra a mulher. Esse foi o mote principal do evento realizado no auditório do Campus Universitário de Itabaiana durante toda a tarde desta segunda-feira, 29, intitulado ‘A Mulher em situação de vulnerabilidade e violência'.

"A deputada Maria Mendonça demonstra toda a sua sensibilidade social e de pessoa pública ao propor um tema de suma importância para toda a sociedade. Estamos neste evento, de forma ativa, assim como nos colocamos a disposição na prefeitura, dentro do que nos for possível, para contribuir para que a rede de proteção à mulher de Itabaiana seja algo efetivo e real em nossa cidade", disse o prefeito Valmir de Francisquinho.

Dentre os debates realizados, destaque para ‘A Justiça e a Lei Maria da Penha', com a juíza coordenadora da mulher no TJ/SE, Adelaide Maria Martins; ‘A Polícia e a Lei Maria da Penha', com a delegada titular da delegacia da mulher de Itabaiana, Heilliara Santos Farias; ‘OAB/SE e a Política de Defesa dos Direitos da Mulher', com a presidente da comissão de direitos da mulher da OAB/SE, Adélia Moreira Pessoa.

A deputada Maria Mendonça, idealizadora e principal executora do evento, destacou as conquistas alcançadas e o caminho que ainda há a se percorrer. "Tornar real este evento foi a maneira que encontrei para discutirmos em Itabaiana e com municípios da região um tema que, apesar da lei, das grandes mudanças que ela traz e das inúmeras conquistas femininas, ainda carece de reflexão, pois a violência contra a mulher ainda é prática recorrente", disse Maria, ressaltando a importância da data. "Penso que temos o que comemorar no dia 30 de abril, Dia Nacional da Mulher, afinal este dia nasceu como resultado de lutas e embates históricos",

Já o intermediador dos debates, o senador Eduardo Amorim, acrescentou dados importantes para o debate. "O Brasil está em 7º lugar com maior índice de violência contra a mulher, e em 2º lugar da América Latina, perdendo apenas para Colômbia, pontuou o Senador segundo dados estatísticos da Data Senado e ainda complementou, "Agressão contra o ser vivo é inaceitável, de pura covardia. Por isso, vamos denunciar a quem pratica esse tipo de comportamento. Não tenham medo, a justiça está a nosso favor", concluiu.

O evento contou com a presença de alunos das escolas municipais Escola Nivalda Lima Figueiredo, Dr. Airton Teles e Dr. Augusto César Leite, além da vice-prefeita, Lourdes Machado; do presidente da Câmara de Vereadores, Zé Roberto Imperador; do vice-presidente do PSDB, Antônio Neto, vereadores locais e das cidades circunvizinhas, além de vários estudantes, assistentes sociais, advogados e mídia local.

 

 


DE OLHO NO INSTAGRAM