Deputada Maria Mendonça Apresenta Moção de Congratulações pelos 51 anos de Moita Bonita

A deputada Maria Mendonça (PP) protocolou, na Assembleia Legislativa de Sergipe, Moção de Congratulação pelos 51 anos de emancipação política que o município de Moita Bonita completa nesta quarta-feira, 12 de março.


"Parabenizo a população de Moita Bonita pela passagem dessa data tão importante e gostaria também de ressaltar a simpatia e a receptividade com que os moitenses sempre recebem seus visitantes.
Obrigada aos amigos desta cidade querida que sempre nos acolheu com alegria e sinceridade", afirmou Maria.


História de Moita Bonita


Na pequena aglomeração de sítios, denominada de Alto do Coqueiro, pertencente ao município de Itabaiana, lá pelo século XVII, nascia nossa querida Moita Bonita, que hoje é cidade independente.


Terra de gente humilde e trabalhadora que sempre prezou pela simplicidade e pelo jeito calmo de se viver no interior. Povo ordeiro, acolhedor, que ama sua terra e por ela tudo faz, tudo transforma. Gente como Manoel de Virgílio, João de Clarinha, Agenor Lima, Miguel Orelha, Humbelino Barreto, Barnabé, Sérgio de Anjinho, dentre outros que, ao longo desse meio século foi construindo a nossa história.

Em 1957, o povoado doi elevado a categoria de vila e, posteriormente, com o desenvolvimento da localidade, emancipou-se politicamente de Itabaiana, através da Lei Estadual nº 1.165, de 12 de Março de 1963 do então deputado Pedro Paes Mendonça, que travou uma dura rivalidade com seu irmão, Euclides Paes Mendonça para a independência daquele lugar que tanto amava, vindo a se tornar o primeiro prefeito da cidade.

Professores inspirados em Terezinha Santana e Cícera Santos, hoje formam uma vasta rede de ensino, nas esferas privada, estadual e municipal, distribuída por todo o município.

Numa economia voltada basicamente para a agricultura, nosso município se orgulha em ser, no estado, o que mais exporta batata-doce. Nossa produção está sempre em alta, alavancando assim, as condições de nosso trabalhador rural e dos grandes comerciantes.

O futebol de salão nos destaca nacional e mundialmente, com tantos títulos adquiridos pelo Real Moitense de Futsal, sendo hoje o esporte mais praticado da cidade.

Terra de um povo que tem muita crença religiosa. Com maioria da população católica, os fieis vêem em Santa Teresinha (padroeira) exemplo de perseverança e fé na missão confiada por Deus.

Sambas de roda e de coco, manifestações folclóricas, festas de rua, são alguns dos destaques de nossa rica cultura, preservada nos povoados e na sede até hoje. Destaco também o jovem Roberto Santana, que coordena um grupo de reisado e é pintor, um verdadeiro apaixonado pela arte. Já levou o nome de Moita Bonita para fora de nosso estado.

 


DE OLHO NO INSTAGRAM