Deputada Apresenta Requerimento sobre a Campanha da Fraternidade 2014

A Deputada Maria Mendonça (PP) apresentou requerimento 53/2014 convidando o Reverendíssimo Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju Dom José Palmeira Lessa para fazer uma explanação sobre a Campanha da Fraternidade de 2014 cujo tema é: "Fraternidade e Tráfico Humano" e como lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou". O requerimento está em tramitação na Assembleia para apreciação e aprovação dos deputados.


Campanha

 

Em 2014, a Campanha da Fraternidade terá como tema "Fraternidade e Tráfico Humano", cujo lema será: "É para a liberdade que Cristo nos libertou".

A escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalhos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana.

A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo como site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes - psicologicamente e de recursos.

Ao longo de sua história, as Campanhas da Fraternidade teve três fases. A primeira delas, de 1964 a 1972, foi centrada nas questões da própria Igreja. A segunda fase, de 1973 a 1984, abordou de forma ampla as questões sociais do Brasil. A partir de 1985 começou a terceira fase, quando passaram a serem abordadas as questões sociais de forma mais específica.

A partir do ano 2000, começaram a serem promovidos também, a cada cinco anos, as campanhas ecumênicas, em parceria com as denominações afiliadas ao Conselho Nacional de Igrejas cristãs (Conic). Assim, foram ecumênicas as campanhas de 2000, 2005 e 2010.

Além do tema, a Campanha da Fraternidade sempre tem um lema, geralmente um versículo bíblico a partir do qual se desenvolvem as reflexões sobre o assunto tratado. Também há sempre um cartaz e um hino.

 


DE OLHO NO INSTAGRAM