Assembleia: Maria Mendonça solicita apoio do governo para o Banco de Leite de Itabaiana

A deputada Maria Mendonça (PSB) informou que ontem não esteve presente à sessão legislativa porque estava participando da abertura da Semana do Aleitamento Materno que aconteceu no Banco de Leite Humano Rafaela Pepel, da Maternidade São José, no município de Itabaiana. Em pronunciamento feito na sessão de hoje, dia 7, ela disse que Sergipe só possui três bancos de leite humano: em Aracaju (o Marly Sarney), Itabaiana e Lagarto (o Zoede Pinto).

Segundo a deputada, o Banco de Leite de Itabaiana tem 122 mãe doadoras de leite, que garantem, por mês, uma doação de 186 litros de leite, que são oferecidos a bebês que necessitam de todo Estado. Maria Mendonça revelou que a pasteurização do leite que é doado na Maternidade Santa Isabel, em Aracaju, é feita no banco de Itabaiana.

Por conta disso, acrescentou a deputada, ela apresentou uma indicação na Assembleia solicitando ao governo do Estado que faça um contrato de comodato com o Banco de Leite Rafaela Pepel, para que ela possa atender, de fato, toda demanda existente. "Porque faltam alguns aparelhos essenciais, e ele, infelizmente, não tem como fazer a aquisição", disse a deputada.

Maria Mendonça acrescentou que também está indicando ao governo que possa fazer uma parceria com o Banco de Leite de Itabaiana para a aquisição de um veículo para fazer esse transporte. Segundo ela, a maternidade possui um veículo, mas este serve para atender todas as demandas e o Banco de Leite fica prejudicado, pela falta de um transporte.

A deputada acrescentou que os benefícios do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida são muitos e nesse período os bebês devem ser alimentados apenas com o leite da mãe, para que se tornem mais saudáveis. "A gente sabe que várias doenças são evitadas, como as alergias, infecções, obesidade, entre outras, através do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida", disse. Maria Mendonça parabenizou todos que fazem os três Bancos de Leite de Sergipe, atendendo de fato a população de Sergipe que precisa. "E fica aqui nosso pleito para que o governo do Estado possa firmar este comodato", concluiu.

Em seu discurso, a deputada Maria Mendonça também saudou os presentes às galerias da Assembleia. Ela colocou seu mandato à disposição dos professores e agentes de medidas socioeducativas, bem como desejou sucesso às duas categorias em seus pleitos.

 


DE OLHO NO INSTAGRAM